Clarice brincando no chão

Sim, meu povo! Chão.
O essencial é a criança poder ter liberdade de se movimentar, de explorar, de investigar e de aprender sozinha sobre seus limites e suas habilidades.

Crianças são curiosas por natureza e devemos incentivar isso dando liberdade. Lógico que devemos preparar o ambiente retirando itens que possam ser perigosos, como vidros, metais cortantes, peças pequenas que possam ser engolidas, protegendo tomadas e fios elétricos. Podemos colocar um tapete, edredom ou emborrachado. É importante também tomar cuidado com as janelas, as escadas e as quinas de móveis. Ao deixar a criança no chão é necessário a supervisão de um adulto. Ofereça brinquedos compatíveis com a faixa etária, estimule para que busque o brinquedo e deixe a criança explorá-los. Pronto, é só colocar eles no chão e vocês se divertirem juntos!

Desde os primeiros dias de vida é importante deixar o bebê sobre a superfície e também de bruços para explorar seus movimentos e o ambiente e para fortalecer músculos essenciais para futuras atividades, como rolar e sentar.

Quando a criança tem a possibilidade de ficar no chão, num ambiente adequado, ela só tem a ganhar, desenvolvendo habilidades cognitivas e motoras. Dê muito colo para seu bebê, mas também dê a possibilidade dele ficar a vontade no chão. Isso não é ser uma mãe distante ou ruim. Será bom pra você e para ele.

Clarice brincando no chão

Aqui em casa a Clari relutava em ficar no chão. Como fiz, então? Comecei a deixar aos poucos. De início deixei 1 min de bruços e 1 min de barriga pra cima e fui aumentando o tempo. Oferecia brinquedos diferentes, brincava de esconde-esconde, cantava músicas divertidas e assim, ela foi se acostumando a ficar no chão e a se divertir explorando a si e ao ambiente. Uma coisa que ajudou muito no inicio foi aquele tapete de atividades com mobiles, sabem? Posteriormente, quando começou a sentar, usei sempre almofadas ao lado para eventuais quedas. Hoje em dia adora ficar no chão, e faz muita bagunça!

E na sua casa, bebê também fica no chão?

Você também pode gostar destes posts

Read More