Aprendizado Educação

As possibilidades da poesia para crianças

São inúmeros os elementos para explorar a poesia para crianças. A leitura em voz alta, os sentidos instigados, os temas relacionados à vida, a musicalidade, o humor e, principalmente, a possibilidade de compreensão do mundo por um outro olhar.

A poesia nos permite transitar entre a escrita e a música, entre a imagem e a tradução, entre os ritmos e a melodia. Ela apresenta para as crianças universos ricos, cheios de possibilidades criativas e sensoriais.

Ler para bebês e crianças pequenas traz a leveza da palavra escrita e o envolvimento de quem lê. Uma poesia exige de seu narrador a mesma sensibilidade de quem a ouve. A poesia tem o enorme poder de provocar encantamento por meio dos jogos de palavras, das rimas, das construções de imagens.

O poeta Oswald de Andrade um dia escreveu: “Aprendi com meu filho de dez anos que a poesia é a descoberta das coisas que nunca vi.”

Não limite a criança somente a poesias moralizadoras, pequenininhas, mimosinhas e com vários “inhos”. A poesia para crianças precisa ser de melhor qualidade, bem escrita, com emoção, surpreendente, prazerosa e divertida. Sim, a poesia é uma grande brincadeira com as palavras.

A poesia liberta a imaginação e contribui para a criatividade

Trabalha senso estético e de beleza fugindo dos padrões estabelecidos do que é belo

Na poesia a criança percebe que a mesma palavra pode ter significados diferentes

Fortalece conexão entre leitor e ouvinte

Mas, principalmente, leia poesia porque é bom.

Minhas dicas de livros de poesia para crianças

Ficou inspirado? Então, para encerrar o texto de hoje, trago uma seleção caprichada das minhas indicações de poesia para crianças:

  • Histórias com poesia e alguns bichos e cia.
  • Ri melhor quem ri primeiro
  • Bichos do lixo
  • Um elefante no nariz
  • O livro dos disparates
  • Limeriques para pinturas da paz

Gostou? Se lembrar de outro livro, compartilha com a gente aqui nos comentários!

Um grande beijo aqui de casa,

Nat.

Você também pode gostar destes posts

Read More