Bebê com Amarelão?

Bebê com Amarelão?

Quando a Clarice nasceu, vi um bebê lindo! Cabeluda, gordinha e com uma boca vermelhinha!! Uma boneca. No entanto, passado um dia do nascimento percebi que começou a ficar com um tom de pele amarelado. Pediatra da maternidade me disse que era normal e iria amenizar com o passar dos dias.

Após 5 dias do nascimento, já estávamos em casa e eu me assustei quando a Clarice abriu os olhos. O olho estava todo amarelado, quase laranja, parecia um filme de terror. Voltei a ligar para o hospital pedindo para que fosse internada para banho de luz e voltaram a dizer que era normal. (Normal??)

Uma coisa, mães: sempre confie no seu sexto sentido. Como mãe de primeira viagem, me disseram que era normal e mesmo incomodada aceitei, afinal não queria parecer louca, exagerada super protetora.

Na primeira consulta com o pediatra, ele ficou tão incomodado quanto eu e pediu um exame de sangue urgente para verificar a quantidade de bilirrubina no sangue (substância que dá a cor amarelada). E adivinhem? Estava muito acima do considerado alto para um RN.Na manhã seguinte internamos para 3 dias seguidos de banho de luz. O amarelão diminuiu consideravelmente, mas só desapareceu totalmente depois de quase 1 mês de vida.

A maioria dos bebês desenvolvem esse amarelão, mas desaparece até o quinto dia de vida, com o aumento da frequência de mamadas, não tendo maiores problemas. Bebês de origem asiática tem maior tendência a desenvolver o amarelão. Diferença sanguínea entre mamãe e bebês também podem provocar a icterícia.

Indicaram que eu fizesse banho de picão e que tomasse sol, mas nada adiantou, pois a Clarice tinha essa substância em excesso.. Só houve melhora com o banho de luz ( o bebê fica peladinho num bercinho especial, com uma venda nos olhos, sob luz especial que ajuda a eliminar a substância amarela).

Alto nível de bilirrubina no sangue pode causar danos no sistema nervoso central e causar uma encefalopatia. Por isso, apesar de comum, é sempre bom estarmos atentas e fazermos o tratamento adequado para evitar maiores problemas.

E seu bebê, teve amarelão?

Você também pode gostar destes posts

Read More