dar banho no bebê

Aqui em casa o banho é hora de festa e bagunça! Clari ama este momento desde os seus primeiros dias. O banho sempre acontece como forma de ritual para a hora do sono, mas aqui em casa o banho também é ótimo recurso para acalmar em qualquer horário do dia.

Desde que a Clarice chegou da maternidade usamos 2 marcas de sabonete.  O preferido e que mais usamos é o sabonete Granado líquido de glicerina, aquele amarelo. Ele serve para dar banho no corpo todo, desde a cabeça os pés. O cheirinho dele é maravilhoso! Sabe aquele sabonete com cheiro de bebê? Dilui facilmente na água, e tem bom rendimento. Usávamos somente ele até o terceiro mês. Depois, por causa da quantidade de cabelo que a Clari tem, optamos por usar shampoo em vez de sabonete que ressecava o cabelo. O shampoo que utilizamos é o da Dove hidratação enriquecida. Deixa o cabelo bem sedoso e cheiroso! Optamos por sabonete líquido por ser mais fácil de utilizar. Quando ela chegou da maternidade, usávamos fraldinha de tecido, do tamanho de uma gase. Hoje damos banho com esponjinha macia, dessas de lavar o rosto.

Também usamos o sabonete líquido da Johnson´s Baby, linha recém nascido. Ele é mais grosso, demora mais para diluir e deixa o bebê  escorregadio. No entanto, tem fragrância mais suave que o granado. Também serve para lavar da cabeça aos pés. Este sabonete usamos quando vamos para a natação, pois a pele já ficou na água e está mais sensível. Ele é mais suave e serve para não ressecar a pele do bebê. Após o banho, passo hidratante na Clari, pois a pele dela resseca facilmente. Uso o hidrante da Neutrogena com glicerina sem fragrância, pois é fácil de passar e não fica grudento depois.

hora do banho

Nos primeiros meses quando o bebê é “molinho” o banho exige maior cuidado e lavar o cabelo parece um bicho de sete cabeças. Até parece uma tarefa fácil, mas não é se você quiser um banho relaxante e sem choro. O banho não precisa ser acompanhado de choro  e estresse.

Para o bebê não chorar, uma dica que fazíamos com a Clari: Enrolar o bebê em uma fralda e colocar na água da banheira aos poucos, fechadinho. Devagar íamos  molhando a fralda abrindo lavando e fechando de volta. Dessa forma evita o reflexo de moro que assusta o bebê e o adapta ao ambiente “molhado”, uma música relaxante também ajuda neste momento. Se o bebê estiver chorando não inicie o banho, pode ser mais estressante. Mantenha a calma e confiança para passar essa energia ao bebê.

Hoje em dia nossa rotina se encaixou para o banho no fim do dia, pois a partir das seis horas da tarde os bebês viram abóboras, a Clarice perde o humor totalmente, e para ajudar a relaxar um banho sempre é bem vindo. Na hora do chuá chuá tem musica, tem brinquedo, tem colinho, tem mama se quiser  e muita alegria. Posso dizer que é a hora preferida da Clari.

E na sua casa? Como é a hora do banho?

 hora de dar banho no bebê
chuá chuá

 

Você também pode gostar destes posts

Read More