Aprendizado Comportamento Cotidiano Educação Fases Lá em Casa Mamãe e Bebê

Como ajudar nossos filhos a manter o sono saudável nas férias

Chegou a tão sonhadas férias! Mas, e ai? Como fica o sono das crianças? Para falar sobre o assunto temos nossa parceira a Michele Melão da Maternity Coach. Ela é especialista em sono infantil e traz várias dicas de como devemos conciliar férias, rotina e sono.

A maioria das famílias passam o ano inteiro esperando pelas férias: o descanso, o lugar diferente, a quebra de rotina. Entretanto, para quem tem filhos pequenos, férias pode ser sinônimo de mudança brusca do padrão de sono da criança, infelizmente para pior.

Existem algumas coisas que podemos fazer para tentar manter os bons padrões de sono das crianças mesmo durante estes períodos de descanso, e neste post vamos falar sobre estas dicas valiosas!

Quando for possível, leve lençol, travesseiro e naninha para a viagem. Lembrar o cheirinho de casa pode dar mais segurança para as crianças durante as férias. A mudança de ambiente já é o bastante para causar um estranhamento, então remeter ao ambiente de casa pode ajudar.

Evite exageros. Muitas vezes os pais estão tão ansiosos com as férias que acabam esquecendo que as crianças precisam de mais horas de sono do que os adultos, e muitas delas não acordam muito tarde (mesmo que sejam colocadas na cama mais tarde). Essa compensação pode não existir em algumas famílias e, nestes casos, 10 a 11 horas de sono noturno devem ser preservadas.

Cuide do sono do dia. Mesmo que você estiver fora do quarto do hotel, em um passeio ou mesmo em uma praia ou piscina, tente levar um carrinho ou um lugar onde a criança possa fazer o sono do dia. Muitas crianças têm facilidade em dormir em outros ambientes, mas precisam ser estimuladas para entrar neste sono.

Cuidado com a alimentação. Muito açúcar, chocolate e frituras podem deixar as crianças extremamente elétricas. Mesmo com algumas “liberações” que não costumamos fazer fora das férias, alimentos como estes devem ser evitados.

Cuidado com as horas expostas à TV e aparelhos eletrônicos. Estes aparelhos podem deixar as crianças extremamente estimuladas e prejudicar o sono. Aproveite as férias para atividades ao ar livre.

Não deixe de fazer sua rotina de sono. Mesmo em um local diferente, se seu filho está acostumado com uma rotina de sono, mantenha essa rotina. Se costuma usar alguma música ou som durante a troca / banho, leve também a música, para que ele entenda que mesmo com a mudança de ambiente, a hora de dormir chegou.

Evite a cama compartilhada se essa não é uma prática que a família tem em casa. A maioria dos hotéis fornecem berço, existem também os portáteis que podem ser levados e até um colchão no chão é uma opção. Voltar a dormir sozinho depois de vários dias de compartilhamento da cama, pode ser uma grande dificuldade para os pais.

Enfim não é necessário ter uma rigidez, mas sim uma regularidade, respeitando as sonecas e os horários da criança para o sono da noite. Assim certamente as crianças aproveitarão mais e consequentemente os adultos também conseguirão ter férias que realmente servirão para distrair a cabeça e descansar o corpo.

 

Um beijo 

Michele Melão

 

Você também pode gostar destes posts

Read More