Cotidiano Experiências

Cuidados para postar fotos dos filhos nas redes sociais

postar fotos dos filhos

Quem não adora exibir a foto fofinha do filhote? O sorriso lindo e as gracinhas nos encantam e fazem com que a gente queira mostrar para o mundo nossas crianças. Mas existe um limite para postar fotos dos filhos nas redes. Por segurança e para a preservação da vida adulta precisamos refletir sobre nossos impulsos de compartilhar!

Ninguém é dono da internet ou a controla. Ela é um espaço livre e conecta milhares de pessoas em todo o mundo que navegam em busca de informações e de contato com os outros. As informações são trocadas de maneira tão rápida que é possível conhecer e entrar em contato com pessoas, organizações e empresas em questão de segundos. Como na realidade, a internet traz diversos perigos: sequestro, pedofilia, bullying e roubo. E como você coloca seu filho nesse ambiente?

Somos adultos que temos uma história recente na internet. Ou seja, nossas fotos de criança não estão disponíveis para quem queira acessar. São nossas particularidades, que mostramos para aqueles amigos especiais nas reuniões em casa. Mas, e como será quando nossos filhos forem adultos? Toda a história da sua infância estará na rede, e nós estamos compartilhando momentos que ficarão registrados abertamente.

Na minha imaginação, daqui a 30 anos bastará alguém procurar o nome do seu filho na web para achar fotos fofinhas, engraçadas, constrangedoras e emocionantes. O que as pessoas saberão antecipadamente dos seus filhos sem que eles permitam?

Já pensou? Seu filho adulto procurando um emprego e o entrevistador encontra na internet informações de que ele era uma criança preguiçosa, ou que não gostava de tomar banho, ou ainda que tinha dificuldades de aprendizagem e fez xixi na cama até os 7 anos. Isso é só um exemplo, mas mostra que namorados, professores e amigos poderão saber informações sobre a criança sem a conhecê-la de fato. O quanto as informações que disponibilizamos hoje podem prejudicar ou contribuir para a futura vida adulta dos seus filhos?

Cuidados antes de publicar os momentos do seu filho

Ao postar uma foto na rede, faça 3 perguntas a si mesmo:

  • Estou colocando informações que podem prejudicar meu filho no futuro?
  • Estou colocando meu filho em situação vexatória ou constrangedora?
  • É possível que no futuro meu filho não goste da exposição dessa imagem?

Também sou mãe e adoro colocar fotos da minha filha nas redes, mas tomo muito cuidado para que essa história seja motivo de orgulho e não de vergonha. E mesmo assim corro o risco dela não gostar de algo. Então, tome cuidado para que as informações que você divulga sejam restritas a ações, locais e momentos específicos, sem rotular a personalidade da criança.

Eu sei, pode parecer paranoia. Porém, lembremos que é algo que não será apagado e seu filho terá que conviver para sempre com essas memórias compartilhadas.

Evite e, se possível, não poste:

  • Fotos da criança nua
  • Fotos com uniforme da escola
  • Fotos que identifiquem residência ou local de trabalho dos pais
  • Fotos de outras crianças junto ao seu filho sem permissão
  • Fotos da rotina familiar
  • Fotos que envergonhem a criança no futuro
  • Fotos que rotulem a criança

Lembre-se de zelar pela integridade física e psíquica da criança. Tomando os devidos cuidados, é só se divertir e esperar os likes nas fotos do seu pequeno!

Um beijo aqui de casa.

Nat.

Você também pode gostar destes posts

Read More