Dia a dia Mamãe e Bebê Saúde

Dica de mãe: pra quando o bebê não parar de chorar

Essa dica recebi de uma amiga quando estava grávida e guardei como um tesouro para usar quando a Clarice nascesse. Eu achava mágico, bastava colocar o tal chamado “som do útero” e a filha dela se acalmava e até dormia em meio ao barulho intenso. Eu mal podia acreditar.

A Clarice nasceu e, inevitavelmente, vieram os choros, no momento de desespero quando ela não parava de chorar eu não pensei duas vezes em utilizar o som do útero. Era instantâneo, ao ouvir o som ela parava de chorar. Hoje a Clari está com 16 meses e o som do útero ainda tem resultados.

Sim, existe um som do útero, segue o link aqui pra você.

Parece o som de um aspirador de pó ou uma televisão fora do ar. Você lembra dos exames de ultrassom? O som que faz é bem similar aos sons do útero que ouvimos durante o exame.

Mas, por que o som do útero acalma bebês?

Durante a gestação o bebê é capaz de ouvir todos os sons que o rodeia, a voz da mãe, do pai, os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a respiração e fluxo sanguíneo. O recém nascido se sentia protegido em meio a estes sons.

Quando o bebê nasce o mundo é um local totalmente novo, com sons diferentes, sensações novas e um mundo a descobrir. Isso pode deixar o recém nascido irritado, desamparado. O som do útero faz com que o bebê recorde sua vida intra uterina, se sinta protegido e possa se acalmar nesse novo ambiente.

Outros sons que acalmam o recém nascido

Não é só o som do útero que acalma os bebês, se durante a gestação você costumava cantar, ou ouvia sempre a mesma música tente colocar para seu bebê. Com certeza, ele irá recordar e se acalmar.

Durante a gestação da Clari, eu cantava sempre a mesma música de ninar e depois que nasceu bastava ela ouvir eu cantando que se acalmava. Outros sons que funcionam para acalmar o recém nascido, são os chamados barulhos brancos. Como o som da chuva, da onda do mar, da natureza, da máquina de lavar. E as dicas não param por aí, mamãe!

A tecnologia está aí pra facilitar muito a nossa vida

Há alguns aplicativos que reproduzem diversos ruídos brancos, musicas de ninar e o som do útero. Pode ser um ótimo recurso para os papais e mamães.

Segue a lista de aplicativos:

Sono do bebê Sons|ruído branco[disponível somente para iphone, versão em português]

Sound Sleeper [disponível pra android e iphone, somente versão em inglês]

Sleep Baby [disponível pra android e iphone, versão em portugês]

Baby Sleep Istant [disponível somente para android, versão em inglês]

Cancões do bebê 2: [disponível somente iphone, versão em português]

Também existem ursos de pelúcia, cadeiras e bonecas que reproduzem batimento cardíaco ou sons similares a vida intra uterina. Estes sons possuem melhores resultados se começar usar antes do primeiro mês de vida.

Use e abuse dos sons que podem acalmar o recém nascido. Isso ajuda a não causar stress nos bebês e, principalmente, manter a calma dos papais. O único cuidado é com o volume do som, não coloque fones de ouvidos ou som em volume alto.

Quer mais dicas para acalmar o recém nascido? Assista nosso vídeo com outras dicas.

Aqui em casa o som do útero me ajudou muito! E na sua casa, como é?

Você também pode gostar destes posts

Read More