Atividades Decoração Dia a dia DIY Educação Mamãe e Bebê

Diy | Inspiração Montessori. Venha aprender sobre o painel de atividades.

painel de atividades

Aqui em casa, desenvolvo algumas atividades com a Clari inspiradas no método Montessori,  são atividades sensoriais com exploração dos cinco sentidos, além de atividades psicomotoras e de interação com pessoas e crianças.

Semanalmente tenho postado atividades para serem feitas em casa neste método .A inspiração de hoje é o painel de atividades, que explora a mão e o movimento, atenção e coordenação motora fina.

Mas, por que fazer uma atividade com foco no sensorial para bebê?

Porque, segundo Montessori, as mãos são instrumento da inteligência humana e usar elas desde cedo é essencial para o desenvolvimento, uma vez que o progresso da criança acontece por meio dos sentidos.

O painel de atividades pode ser feito, por exemplo, só de texturas. Podendo ser apresentado pra criança vários tipos. Eu fiz uma atividade de várias texturas e objetos para serem descobertos e manipulados. Fiz, com um grau de dificuldade médio. Mas, conforme a idade da criança a complexidade dos itens podem ser maior ou menor.

O que é necessário? Eu utilizei materiais que tinha em casa e outros comprei, mas são itens de manipulação utilizados em nosso dia a dia, pra você imaginar, as peças eu comprei em lojas de ferramentas e não em uma loja de brinquedo. No painel há atividades como jogar a bolinha pelo cano de pvc, encaixar a corrente no gancho, abrir e fechar o zíper, abrir  e fechar a maçaneta, girar a chave da maçaneta, acender e apagar a luz e experiências sensoriais como a luva, a esponja e as fitas. Você pode criar o painel com outras atividades, personalize conforme as preferencias do seu bebê.

Montessori
Painel de atividades Inspiração Montessori

Se você quiser fazer para seu filho, use da criatividade e utilize materiais que possam ser interessantes na manipulação e que façam parte da nossa vida. Eu comprei uma tabua de madeira para poder colocar os itens, mas você pode usar papelão, painel perfurado ou alguma superfície que dê para fixar os itens. Importante, sempre verifique se não terá algo que solte pequenas peças e possa ser engolido, ou que prenda o dedo das crianças, ou ainda pontiagudo que possa causar acidente. Limpe os itens e teste o painel antes de iniciar a atividade.

 

A Clari amou, deixei ele na nossa brinquedoteca. E acreditem, ela vai no painel todos os dias e descobre algo novo! Ontem ela descobriu como jogar as bolinhas pelo cano, mas ainda não descobriu a fechadura e interruptor. No painel tenho deixado ela livre para experimentar e descobrir os objetos. Acreditem ela se brinca mais com o painel do que com brinquedos comprados.

Faça você também para seu filho e me conte como foi!

painel de atividades
Clarice com 10 meses, adora o painel de atividades

Tem vídeo no canal explicando sobre o painel de atividades:

Você também pode gostar destes posts

Read More