Educação Fases Olhar pedagógico

Educação Infantil: o que a professora não te fala

educação infantil

A Educação Infantil é um dos períodos mais importantes da vida da criança. Por quê? Pois ela se estende de 0 a 5 anos de idade e compreende toda a base para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais de uma pessoa.

No início da Educação Infantil, a instituição não passava de um depositário de crianças, não havendo preocupação educacional. Mas com o avanço dos estudos na área de psicologia, pedagogia e neurociência percebeu-se a importância do investimento na primeira infância para formação pessoal.

Mesmo sendo tão importante, há muita discrepância na qualidade do ensino ofertado para a Educação Infantil. Algumas instituições ainda reproduzem modelos de educação que não favorecem a infância, e na realidade prejudicam o desenvolvimento socioemocional e cognitivo. É muito importante que os pais acompanhem de perto a escola, que estejam ali no dia a dia participando ativamente da educação da criança.

A importância da Educação Infantil

 

A Educação Infantil não é um local para as crianças passarem um tempo enquanto os pais trabalham: ela é e pode ser muito mais na vida das crianças. É um local de formação, de vivências e de aprendizagem.

Devemos nos questionar mais sobre a verdadeira contribuição e o valor da educação para as nossas crianças, para o mundo infantil e para a sociedade, avaliando se o processo educativo corresponde somente a objetivos limitados pelas circunstâncias ou se ele acrescenta ferramentas para formar adultos conscientes, capazes de viver em sociedade,  de lidar com conflitos e redesenhar um mundo melhor.

A Educação Infantil precisa ir além da alfabetização e além da missão civilizadora. Educar é dar ao homem uma atividade socialmente significativa, é atribuir-lhe o estatuto de homem que pensa e age.  Ultrapassando práticas repetitivas e banais de ver televisão, de comprar balas, de levar crianças à escola e de educar crianças.

O que o professor dos seus filhos gostaria que você soubesse é isso: valorize essa fase da vida. Não desperdice a primeira infância dos seus filhos com horas de televisão ou vendo a escola como um local que abriga a criança durante suas horas de trabalho. Essa é a base para o futuro do seu filho e precisa da sua atenção.

Um grande beijo aqui de casa,

Nat.

Você também pode gostar destes posts

Read More