Nesse clima de comemorações de fim de ano é importante refletirmos em qual a importância de reunirmos a família e envolver a criança. Para falar sobre o assunto temos a psicologa Brenda Favretto.

Datas comemorativas em família

Chegando o fim do ano, época de festa, de paz, de perdão, de amor, de celebrar a vida e de reunir a família, todo mundo tem aquele parente que se vê apenas nessa data, é tempo de ser feliz, mas também de pensar no ano que está se acabando e preparar o coração para recebê-lo o novo ano que logo se aproxima. Tudo isso mostra o como é importante passar essas datas tão especiais com a nossa família. 

A família é algo único e insubstituível, extremamente necessário para a formação do ser humano. Sua ausência gera graves consequências.  É no ambiente familiar que conhecemos nossos primeiros valores e recebemos as primeiras regras sociais. Aprendemos a perceber o mundo, damos inicio a nossa identidade e somos introduzidos no processo de socialização.

O diálogo precisa estar sempre presente nesse ambiente, para que a confiança e o respeito sejam estabelecidos e fortificados. Além desses momentos de conversa entre pais e filhos e da convivência no cotidiano, as comemorações se apresentam como oportunidades especiais para compartilharmos quem somos no que acreditamos e o que almejamos para o futuro de nossos filhos.

Para os filhos a comemoração em família é um ganho, pois quando uma criança ou adolescente vive a experiência de estar junto de seus pais nesses momentos, evidencia-se para ela/ele o valor e o respeito que esses adultos, tão significativos, atribuem ao seu processo de aprendizagem e isso favorece o desenvolvimento de sua autoestima, confiança e senso de comunidade.

Acredito que essas datas sejam para passarmos com as pessoas que amamos, sejam nossa família de sangue ou nossa família de coração, aqueles amigos que escolhemos para fazer parte de nossas vidas.

Boas Festas

Brenda

Você também pode gostar destes posts

Read More