Aprendizado Atividades Desenvolvimento Educação Mamãe e Bebê

A natureza é essencial para um desenvolvimento de qualidade das crianças

A importância do contato  da criança com a natureza

Você facilita o contato dos seus filhos com a natureza? Se sim, Parabéns! A natureza é essencial para o desenvolvimento de qualidade das crianças. Brincar ao ar livre em meio a natureza possibilita calma, paciência, concentração, equilíbrio e atenção. Em meio a natureza a criança tem oportunidade de experimentar a contemplação e o ócio.

Algumas pesquisas nos últimos anos, vem mostrando a falta de contato e experiência com a natureza entre as crianças modernas. Uma das pesquisas é do Reino Unido, da RSPB Royal Society for the Protection of Birds (“Sociedade Real para a Proteção dos Pássaros” numa tradução livre), em uma pesquisa de 3 anos mostrou que 1 em cada 5 crianças está conectada a natureza em nível aceitável.

Vejo crianças que acham a terra suja, que não gostam de pisar descalço na grama ou na areia. Crianças que ao tocar na terra querem lavar as mãos ou não suporta andar descalço.  Crianças que não se sentem parte da natureza.

Crianças só aprenderão a respeitar e cuidar da natureza se puderem conhecer intimamente e viver neste ambiente. É importante conhecer todo o ciclo da vida para valorizar a si e aos outros.

Vamos deixar as crianças livres no ambiente da natureza para que sejam protagonistas do processo de descobrimento e experimentação. Muitas crianças que não possuem contato com a natureza e ao ficarem livres nesse ambiente correm sem parar, ficam com medo de se sujar ou ainda se sentem sem nada para fazer.

Mas KEEP CALM, mamãe, não precisa ir muito longe!

Não é necessário ir à florestas ou praias para a criança interagir com a natureza. Você poderá ir na praça perto de casa, no jardim e no bosque – aqui no blog, eu já contei a nossa experiência na Vila dos Animais!!! Para crianças pequenas que engatinham, leia livros em baixo de uma árvore, experimente andar descalço, mexer na terra e admirar uma flor. Lembra da primeira vez da Clari na praia?

Para crianças maiores, possibilite a criança pular em uma poça d’agua, brincar na terra, interagir com insetos, deitar na grama, tomar sol, observar as folhas das árvores caindo, o broto de uma flor nascendo.

Que tal plantar um broto de feijão e observar a vida nascendo?

criança e contato com a natureza

 

Crianças que possuem oportunidade de explorar o mundo de forma sensorial, em contato com diferentes texturas, temperaturas, cores e sons podem ser desenvolver melhor cognitivamente. O contato com a natureza nos integra, nos faz parte de um universo. Desperta a curiosidade e nos faz vivos despertando nossos sentidos  com uma variedade de experiências sensoriais.

  • Veja sobre o desmame gentil, aqui

Que tal programarmos o fim de semana para colher fruta do pé? Ver o por do sol, ou só observar uma trilha de formigas?

Aqui em casa a gente admira a natureza e descobrimos coisas novas todos os dias. E na sua casa, como é?

Você também pode gostar destes posts

Read More