Experiências Mamãe e Bebê Saúde

O que você precisa saber sobre a roséola infantil

infecção viral

A roséola  ou exantema súbito aparece do nada e da mesma forma vai embora. Digo por experiência. A Clari teve e foram dias exaustivos e estressantes para ela e para nós.

A roséola é uma infecção viral que causa febre alta e erupção cutânea, como se fossem brotoejas vermelhas por toda a pele.

É uma doença comum em crianças pequenas e facilmente contagiosa, praticamente inofensiva. No entanto, o desgaste é enorme para nós, pais.

Quando a Clari teve, antes das erupções da pele aparecerem ela teve 3 dias seguidos de febre alta, e a febre não cedia por nada. Consequentemente, a clari perdeu o apetite e só queria colo. Após 3 dias de febre e procurando diversos médicos para saber a causa, ela de repente amanheceu cheia de bolinhas vermelhas na pele e irritada. Logo que as brotoejas surgem a febre cessa e temos que lidar com a irritação da coceira, eu usei muita pasta dágua e ajudou bastante a clari ficar mais calma. Apesar de alguns médicos dizerem que não coça, a Clari só  se acalmava quando passava a pasta dágua.

O início das brotoejas é nas costas e peito e posteriormente nas extremidades. A clari teve em todo o corpo. Além do sintoma das erupções na pele a criança pode ter dor de garganta, falta de apetite, irritabilidade, apatia, ínguas e coriza. Os sintomas podem perdurar por até 4 dias após o aparecimento das brotoejas.

O tratamento é sintomático, ou seja,  medicamento somente para os sintomas como febre, mas não há medicamento para o vírus. É necessário aguardar desaparecer os sintomas. Banho morno e muito líquido ajudam a superar este período.

O periodo da doença exige bastante de nós e é preciso estar atento a febre para não subir demais e dar todo conforto possível aos nosso bebês. É uma doença comum e que o melhor é ficar em casa e evitar o contagio de outras pessoas e crianças.

E na sua casa? Seu bebê teve roséola?

infecção viral

Você também pode gostar destes posts

Read More