Todo mundo quer aproveitar as férias, relaxar e sair da rotina. Mas, e como fica o sono das crianças? Podemos fazer mudanças de horários? Para responder essas perguntas temos nossa especialista em sono infantil a Michele Melão da Maternity Coach

rotina nas ferias

Acredito que a resposta aqui é bem simples: sim, podemos e devemos sair da rotina nas férias, ou não seriam férias!

Mas e o sono das crianças? Hoje queremos falar das quebras de rotina e como driblar essa situação para conseguir relaxar e se divertir e ao mesmo tempo não causar um problema enorme de hábito de sono no retorno para casa.

Nas férias podemos sim permitir alguma flexibilidade na rotina. Não precisamos acordar as crianças nos mesmos horários todos os dias já que não há trabalho ou escola, nem precisamos colocar a criança para dormir em horários bastante fixos, mas é bom lembrar que pode levar algumas semanas para que as crianças voltem ao ritmo normal quando retornarem para a rotina do dia a dia.

Sugerimos que esta flexibilidade seja em torno de uma hora, e que a quantidade de horas de sono deve ser respeitada, de acordo com a idade da criança. Não é bom para a criança ser privada de horas de sono em detrimento de passeios que a família quer fazer. Férias com crianças precisa de planejamento e adaptações.

Pense sempre na idade do seu filho e tente adaptar o dia para que vocês consigam passear, mas que ele cumpra as horas necessárias.

De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, estas são as horas que as crianças precisam de sono:

Crianças de 4 a 12 meses: mínimo de 12 horas por dia (incluindo sonecas).

Crianças de 1 a 2 anos: mínimo de 11 horas por dia (incluindo sonecas).

Crianças 3 a 5 anos: mínimo de 10 horas por dia (incluindo sonecas).

Crianças 6 a 12 anos: de 9 a 12 horas por dia

Crianças 13 a 18 anos: de 8 a 10 horas por dia

A ideia é aproveitar bastante. É inevitável ter quebras de rotina durante as férias e depois de quase um ano dentro da rotina, todos nós, incluindo as crianças, precisam deste precioso tempo de diversão e descanso. Tente manter apenas uma regularidade e, principalmente, assim que voltar para a rotina normal, os horários devem ser retomados rapidamente, para que as férias sirvam para recarregar as baterias da família, e não um problema quando precisamos voltar para a rotina normal.

Você também pode gostar destes posts

Read More