Comportamento Desenvolvimento Dilemas de mãe

Por que as crianças fazem o que fazem?

crianças fazem o que fazem

Crianças pequenas fazem coisas muito semelhantes entre si: brincam, pulam, correm, dão risada, ignoram o perigo e – às vezes ao mesmo tempo – choram, gritam e ficam de birra.

O que explica esses comportamentos? O desenvolvimento cerebral somado ao meio onde as crianças vivem. Pois a relação entre o meio (experiências) e o biológico é o que constrói o indivíduo.

O cérebro humano é como um enorme HD, gravando informações de gerações anteriores. Mas isso não significa que temos determinados comportamentos somente devido ao passado. Apenas herdamos possibilidades. Afinal, ao mesmo tempo em que trazemos informações ancestrais, também as transformamos de acordo com nossas vivências.

Uma jornada pelo cérebro

 

O cérebro de bebês e de crianças pequenas desenvolve-se rapidamente. Do nascimento aos dois anos, o cérebro aumenta de 25% para 75% do peso que terá na vida adulta. No entanto, nem todas as suas partes do cérebro evoluem ao mesmo tempo.

Áreas responsáveis por comportamentos como paciência, auto controle, emoções e sensações estão em intensa formação desde que chegamos ao mundo, mas somente terminarão o processo de desenvolvimento na fase adulta.

O córtex pré-frontal, responsável pela autorregulação, é essencial para nossa formação. Ele nos ajuda a:

  • Interromper uma atividade e passar para outra;
  • Planejar com antecedência;
  • Fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo;
  • Manter a concentração por longos períodos de tempo;
  • Renunciar a recompensas imediatas.

Junto com o córtex pré- frontal, as funções executivas superiores contribuem para desenvolver a capacidade de sentir, entender e diferenciar emoções cada vez mais complexas. Assim, podemos nos adaptar ao ambiente social ou atingir metas presentes e futuras.

Crianças com capacidades de controle superiores tendem a lidar com a raiva utilizando métodos verbais não hostis, ao invés de métodos claramente agressivos. Mas precisamos lembrar que todas estão em desenvolvimento e, por isso, irão se comportar como… crianças!

Não adianta exigirmos atitudes que elas não podem corresponder. Nossa maior função, como pais e educadores, é favorecer o desenvolvimento de habilidades para a vida, ensinando com paciência e entendendo as poucas ferramentas que possuem para resolver conflitos.

Ao entendermos que a criança faz o que faz não para nos irritar, e sim porque tem poucas condições de agir diferente, conseguimos olhar com outros olhos para os comportamentos inadequados. Nossa maior missão deve ser a tentativa de auxiliar a criança, percebendo suas necessidades.

Um grande beijo aqui de casa,

Nat.

 

Você também pode gostar destes posts

Read More