Educação Métodos pedagógicos Olhar pedagógico Vida escolar

Por que escolher uma escola com Metodologia Montessori?

Educacao Montessori

“Se houver para a Humanidade uma esperança de salvação e de ajuda, esta ajuda só pode vir da criança, porque é nela que se constrói o homem.”

(Maria Montessori)

A palavra “educar” vem do latim “DUCERE”, e significa “guiar”, “instruir” e “conduzir”. Compreendemos que somos uma ponte que conduz, sustenta e prepara o caminho que sua criança vai percorrer para se desenvolver e atingir seu verdadeiro potencial. E isso significa ir além da formação convencional,  significa proporcionar a formação em todos os âmbitos, preparando a criança para a vida.

A  escola é um território onde o aprendizado acontece e na metodologia Montessori as crianças se desenvolvem no seu tempo e com suas singularidades.

Você conhece o Método Montessori?

Na metodologia Montessori, o objetivo é permitir que a criança construa seu conhecimento por meio de experiências significativas, materiais preparados e uma prática coerente com as necessidades individuais de cada educando. O espaço de aprendizagem possibilitará à criança descobrir seus interesses e manejar a realidade a seu redor.

Montessori é um conjuntos de práticas desenvolvido por Maria Montessori, médica e educadora apaixonada por crianças. Desenvolveu ao longo da vida um vasto conhecimento sobre desenvolvimento infantil, períodos sensíveis de aprendizagem e filosofia de educação.  Este método é mais do que cama em formato de casinha, colchão no chão ou móveis específicos.

A pedagogia montessoriana se opõe aos métodos tradicionais. É um método onde se valoriza o ser humano, a formação de um indivíduo capaz de desenvolver um trabalho gratificante, de nutrir a paz, de amar e ser feliz, ultrapassando a felicidade baseada em conquistas materiais e encontrando seu lugar no mundo. É uma educação para a vida. Essencialmente se baseia em promover a autonomia, independência e um aprendizado onde se respeite a criança e sua individualidade.

É muito importante que a família esteja de acordo com os princípios educativos da escola que escolher e entendam como a escola possibilita a aprendizagem. A escolha inclui, além de todos os critérios que vão envolver a confiança da família e a qualidade da escola,  conhecer sobre educação transformadora. É preciso que os pais conheçam alguns aspectos básicos sobre essa ferramenta para saberem o que esperar da instituição para a qual estão trazendo seus filhos.

Se  você quer começar a estudar procure por textos do Gabriel Salomão, do blog Lar Montessori e conheça uma escola Montessori. Eu estou envolvida e apaixonada na Escola Lega, um sonho de educação para todas as crianças, uma escola autêntica Montessori em Maringá no Paraná.

O grande diferencial de uma escola Montessori autêntica é a utilização de estratégias especificas para desenvolver o aprendiz:

– Ambiente com materiais de trabalho contendo objetivos de aprendizagem específicos;

– Respeito aos períodos sensíveis e interesses específicos de cada criança;

– Trabalho com turmas mistas em triênios, o que possibilita a socialização, a aprendizagem em diversos níveis, e a liderança;

– Professores com formação montessoriana, preparados para atender as necessidades de aprendizado de cada fase do desenvolvimento.

Uma educação a partir da criança, e não para a criança.

Um beijo aqui de casa,

Natalie Shimada

Você também pode gostar destes posts

Read More