Desenvolvimento Mamãe e Bebê Saúde

As reações dos primeiros dentinhos, aqui teve sim.

primeiro dente do bebe
primeiro dente do bebe
Primeira consulta com a odontopediatra Giselle Fedalto

Há quem diga que o nascimento dos dentes não causam reação, mas aqui em casa teve febre, falta de apetite e irritabilidade. Conversamos com a Odontopediatra Giselle Fedalto e ela nos orientou no que fazer, além de dar várias dicas sobre a dentição dos bebês. Sabe aquele profissional que ama o que faz e é super competente? É dela que estamos falando!

Desde que a Clari nasceu, ela sempre foi um bebê sensível a mudanças, e também teve reações ao nascer dos dentinhos. Ela teve reação a todas as vacinas, e qualquer medicamento já causa alterações como a perda de apetite, diarréia ou vômito. Ainda bem que os dentinhos aqui em casa demoraram em nascer, mas não nos livrou do incomodo deles.

Conforme a Odontopediatra, sim, existe reação ao nascimento dos dentes e irá variar de criança para criança. Algumas mais sensíveis e outra nem tanto. Imagine: um dente nascendo e rompendo a gengiva, isso causa uma inflamação no local devido ao próprio nascimento do dentinho. Por causa dessa inflamação poderá surgir febre, irritação e perda de apetite.

Os dentes podem surgir a partir dos  4 meses, tendo casos de bebês que  já nascem com um ou mais dentinhos. Acredita? Até os 3 anos os bebês estarão com os 20 dentes de leite na boquinha.

Na verdade, os bebês já nascem com dentes. No entanto, o surgimento na gengiva pode acontecer a partir do terceiro mês; normalmente os primeiros dentes a romper na gengiva são os incisivos centrais inferiores e depois os incisivos centrais superiores.

Os dentes de leite ou também chamados de decíduos, servem para mastigação, fala, pois são o anteparo da língua, estética e mantendo-os saudáveis garantem dentes permanentes também saudáveis. È denominada cárie em bebês como Cárie de Acometimento Precoce, antigamente cárie de ” peito ” ou de mamadeira. À partir do momento que nascem os primeiros dentes, estes devem ser higienizados após a última mamada. Assim se houver mamada de madrugada, temos que limpar os dentinhos depois.

Levar uma criança ao Odontopediatra tardiamente, não só pode levar à carie, mas significa  uma perda geral de informações para o desenvolvimento da fala, mastigação, bom desenvolvimento facial entre outros. É recomendado não deixar o bebê dormir sem limpar a boca. É necessário escovar? Não, basta uma limpeza com gase e água para tirar o açúcar do leite da boquinha.

A partir do nascimento dos dentes, a alimentação também muda, e poderá ficar mais consistente para o bebê morder. O principal vilão dos dentes de leite é o açúcar, por isso é tão importante evitar o consumo. Aqui em casa teremos que limpar a boca da Clari após as mamadas noturnas, ou tirar as mamadas da madrugada.

Nossa primeira consulta durou 1 hora, a dentista explicou sobre os dentes de leite, cuidados e melhor forma de limpar. Além disso, fez uma avaliação da cavidade bucal, observando freios labial superior, de língua, profundidade do palato e viu que está para nascer mais um dente em baixo e a gengiva em cima já se prepara para o nascimento dos  outros dentes.  Tudo ok com a boca da Clarice, agora é só esperar nascer os dentes, cuidar da limpeza e muita paciência para a reação.

Assim que começar a nascer os dentes do seu bebê, procure um odontopediatra para avaliação.

Aqui em casa foi assim, e na sua? Já nasceram os primeiros dentes? Teve reação?

Você também pode gostar destes posts

Read More