Aprendizado Desenvolvimento Educação Mamãe e Bebê

A tecnologia é responsável pela terceirização das crianças?

malefícios da internet

Um fato é claro, a tecnologia está aí e não podemos criar nossos filhos como se ela não existisse. Fazemos parte disso e a tecnologia tem muitos benefícios, assim como o uso incorreto traz malefícios. A televisão, tablet e internet fazem parte também da educação dos nossos filhos. Não é mais a família e escola que participam dessa formação.

Além disso, nós estamos constantemente conectados e fazendo o uso de tecnologia de forma descontrolada. Estamos o tempo todo no celular, na televisão e ausentes. Mesmo quando estamos presentes, nossa atenção está em outro lugar. Estamos presentes apenas fisicamente.

Já parou para pensar no que seu filho pensa de você quando estão juntos? Tem se dedicado inteiramente ao seu filho, sem se dividir com mais nada? Você conhece de fato a criança que está com você? Quando estivermos com as crianças, vamos ficar sem celular, internet e televisão, vamos  ter aquele olho no olho especial, intimidade e ter uma boa comunicação do ponto de vista da criança, por exemplo, em vez de dizer apenas não. Diga que e ela pegar determinado objeto poderá se machucar ou quebrar. Em vez de dizer só “cuidado”. Diga que se subir em determinada cadeira poderá cair ou então diga que poderá auxiliar neste momento.

De forma alguma estou negando o uso da tecnologia. O uso da tecnologia não nos faz péssimas mães e terceirizando nossos filhos. Estamos falando aqui de crianças que passam tardes e manhãs na frente da televisão ou computador. Crianças que não são vistas se não incomodarem, crianças que passam mais de 5h na televisão.

Além disso, não podemos negar  também o uso da mesma aos nossos filhos, vivemos neste mundo digital. Mas, tudo tem sua medida e o uso da tecnologia também. Crianças que passam 10h usando tecnologia durante o dia, sim, é uma criança terceirizada com a babá virtual. Ela é mantida ocupada e assim os adultos podem seguir suas vidas.

O excesso de distração permanente não ensina nossas crianças a importância de ficar sem fazer nada, sim. Parece que sempre temos que estar fazendo algo: se não estudando, vendo filme, ouvindo musica, trabalhando, jogando. Quando podemos aproveitar do ócio, tédio o “estar sem fazer nada” aproveitando suas própria existência. No ócio temos a oportunidade de despertar a criatividade, a imaginação,  o sonhar que são habilidades essenciais.

A responsabilidade pela terceirização é nossa dos cuidadores, pais e mães.  Nós que deixamos as crianças a mercê da televisão, computador, celular e tablet. Nós que tornamos a tecnologia o vilão, autorizando e permitindo o uso inadequado em casa. A internet é um mundo em si e tem coisas boas e coisas muito ruins, ela nos deixa vulnerável e apresenta um mundo que muitas vezes não é real e nós precisamos estar muito alerta em como essa criança é apresentada a este mundo. Precisamos monitorar a quantidade de tempo, conteúdo e objetivo do uso da tecnologia.

Se a tecnologia for bem usada, com certeza trará benefícios. Mas, antes de tudo as crianças precisam de nós, precisam de dedicação, precisam de tempo, precisam aprender de adultos reais como funciona o mundo.

Você também pode gostar destes posts

Read More